A Análise de Dados adiciona personalidade à experiência do cliente
21/05/2013 09:39
As empresas acumulam uma tonelada de informações sobre o comportamento dos seus clientes, preferências e interesses através de dados que reuniram a partir de interações com clientes em diversos canais.

As empresas podem fazer uso inteligente de dados de transações históricas e informações comportamentais recentes para fornecer aos clientes comunicações pró-ativas que são personalizadas e relevantes, como Don Keane observa em um post recente para a Business2Community.
A Amazon é famosa por fazer isso. Digamos que um cliente da Amazon faz um pedido para um livro do Stephen King que ele já havia comprado da varejista on-line. Pelo histórico de compras do cliente, a Amazon detecta o fato e, em seguida, envia um alerta para o cliente, perguntando se ele realmente quer comprar o mesmo livro.
Ao olhar para fora para os interesses dos seus clientes, a Amazon e outras empresas que usam a análise de dados para oferecer aos clientes comunicações proativas e personalizadas, estão reforçando a confiança dos seus clientes e a sua lealdade.
Há inúmeras maneiras que as empresas podem usar os dados do cliente e a análise de dados para fornecer mensagens e experiências relevantes e personalizadas aos mesmos.
Se um cliente encomenda uma TV de 55" de uma loja de eletrônicos, o varejista pode analisar o histórico de compras anteriores do cliente e enviar ao cliente uma oferta de um pacote de componentes relacionados, como um suporte de TV, acessórios para o home theater, alto-falantes, etc .
Talvez o cliente já tenha comprado alguns ou todos esses itens de outro revendedor ou talvez o cliente simplesmente não está interessado neles. Ainda assim, o varejista fica mais próximo da chance de efetuar um cross-selling de alguns dos equipamentos para o cliente com base na relevância e oportunidade da oferta.
As interações realizadas através de vários canais (voz, chat, e-mail, social, móvel) também proporcionam às empresas uma série de informações sobre o uso do canal pelo consumidor, preferências e percepções comportamentais que podem ser usados para criar experiências de suporte personalizadas para os clientes, especialmente os de alto valor.
Gerentes de relacionamento e outros tomadores de decisão para um banco regional podem usar a análise para determinar exatamente quando um cliente de alto valor utiliza o sistema de resposta de voz interativa do banco para verificar os saldos das contas.
O banco pode usar essas informações para oferecer atualizações de saldo para o cliente através de alertas SMS para o seu dispositivo móvel ou via e-mail.
Ao personalizar o serviço para o cliente e oferece-lo de forma pró-ativa, o banco demonstra sua compreensão do que o cliente quer, tornando mais fácil para ele acessar as informações que ele precisa.